sábado, 31 de maio de 2014

Pequenos-almoços

Iogurte grego - sementes de chia - sementes de linhaça - canela - banana - ameixas - amêndoas - framboesas - mel

Iogurte grego - sementes de chia - sementes de linhaça - canela - banana  - amêndoas - kiwi - bagas goji

Papas de aveia (aveia, leite soja e proteína de ovo em pó com sabor a chocolate) - sementes de chia - iogurte grego - sementes de girassol -framboesas - kiwi



Iogurte grego - sementes de chia - sementes de abóbora - kiwi - pão de centeio integral  tipo alemão - omelete - morangos - canela - chá verde

Iogurte grego - sementes de chia - farinha de linhaça - canela - banana - kiwi - morango
Hoje deixo-vos aqui uma amostra do que têm sido os meus pequenos-almoços. Tornei-me numa "breakfastlover" e é, sem dúvida, a refeição do dia que mais prazer me dá. Acordo bem cedo para prepará-lo e para poder saboreá-lo, sem aquela agitação normal das manhãs após ouvir lá do fundo da casa um: "mamãããã, já acordei" ou "mamããããã, quero fazer xixiiii".
Há uns anos atrás saltava esta refeição e fi-lo durante muito tempo. Depois passei para o café (tofina) com leite e pão com queijo (que ainda gosto, mas nutricionalmente não era o mais completo para a primeira refeição do dia). Hoje em dia sinto-me com muito mais energia, a nível de prisão de ventre melhorei a 200 por cento e tenho os meus níveis de açúcar do sangue mais equilibrados durante o dia, o que evita aquela vontade súbita de comer um doce. Claro está, que tem de ser ajustado às necessidades diárias de cada um; eu faço ginásio quase todos os dias e portanto as minhas necessidades serão diferentes duma pessoa que não pratica qualquer actividade física. Espero que tenham gostado das minhas sugestões e aproveito para desejar um bom fim-de-semana!

Notas:
1 - O iogurte grego que uso é natural e ligeiro (embalagem de 1kg do Lidl)
2 - Todas as fotos foram tiradas com telemóvel

17 comentários:

  1. Para além de maravilhoso é muito importante tomar um bom pequeno almoço.
    As tuas sugestões parecem-me muito bem, e as imagens deixam-me àgua na boca, com tão bom aspecto que têm!
    Axo que fazes muito bem em preocupar-te com esta refeição, pois é a primeira e a mais importante do dia!


    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catarina! Sem dúvida, e é importante começarmos a criar esse hábito aos mais novos desde cedo. O meu filho fazia imensa resistência para tomar o pequeno almoço, hoje em dia, já o pede passado pouco tempo de acordar. Com calma e persistência, acabamos sempre por lhes dar a volta :)
      Bjs e bom fim de semana!

      Eliminar
    2. Querida acho que fazes muito bem em criar esse hábito ao teu filhote desde pequeno. Eu ainda não tenho filhotes mas quando tiver vou certamente fazer o mesmo. Adoro cuidar da minha alimentação, e faço-o por prazer, e partilhar isso com as pessoas que nos rodeiam é mesmo muito bom.
      Beijinho e um dia feliz para ti!

      Eliminar
  2. Bom dia alegria :) :)
    A Lulu já tinha cuscado no insta os teus maravilhosos e variados pequenos almoços .
    A refeição que mais adoro é o p.almoço ,mas ainda vou no café com leite de soja ,torrada pão multicereais com uma fatia de queijo ou fiambre .(acabei de o fazer agora )
    Mas sou pessoa aberta a muita coisa e no que toca á alimentação gosto muito de experimentar coisas novas .
    Logo que o faça vou partilhar ,as tuas fotos tiradas do telemóvel estão lindas
    Bom domingo
    bjs-
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia minha querida!
      Hoje e porque é domingo, também vou comer um pãozinho de centeio com queijo e um leite com tofina. Sabe bem, para variar.
      Bjs e Bom domingo tbm para ti ;)

      Eliminar
  3. Dora, que aspecto delicioso e saudável, uma conjugação difícil de conseguir! Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Joana e obrigada! Eu não acho assim tão difícil essa conjugação :) Existem tantas variações deliciosas e saudáveis, que nem nos passa pela cabeça! Bjs e Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. Olá Dora,
    Já conhecia os teus pequenos almoços (via insta) que invejo com toda a força. Mas, acho que já te tinha dito, tenho o defeito ENORME de não gostar de fruta. E como saio sempre de manhã, de bicla, e sempre em cima da hora, o PA vai no cesto da bicicleta: um pão sem nada e uma maçã ( só como maçã e banana, as frutas mais sem graça possível). Quem é fã dos teus PAs é a Lau, esse tipo de alimentação tem tudo a ver com ela. Acho que ela foi trocada na maternidade . No entanto a minha outra filha, que ainda por cima é atleta, consegue ser pior que eu: não come NENHUMA fruta. Uma lacuna ENORME para quem treina horas e horas. Só não me sinto culpada (como mãe) porque com a mais velha marcha qualquer fruta, da mais simples à mais exótica, portanto não deve ter sido defeito de criação. Enfim, acho que c esta idade já não consigo contrariar esta péssima característica q tenho..
    Quanto à minha "horta" thanks for the tips, vou estar alerta com as regas e a bicharada. Li tb algumas coisas na net, vamos lá ver se não afogo ou atrofio raízes.Ainda não consegui encontrar essas variantes de hortelã e tomilho que falaste. Amanhã vou passar num super biológico, pode ser que haja.
    Beijinhos e boa semana para toda a família!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Val! :)
    Sim, já conhecia esse teu "defeito", mas comeres maçã e banana já não é nada mau (an apple a day keeps the doctor away) e continuo a dizer que não as acho nada sem graça.
    Pão sem nada?! Já pareces o Tiago... hoje em dia já come com nutella ou com queijo e fiambre, mas antes só comia pão com pão!
    Sim, reparo que a Lau gosta dos meus pequenos-almoços e acredito que ela experimente fazer alguns, agora trocada na maternidade de certeza que não foi, a Lau é muito bonita e tal mãe tal filha ;)
    Se encontrares essas aromáticas vais adorar o seu cheirinho, adoro!
    Beijocas e boa semana tbm para todos!

    ResponderEliminar
  7. Olá Dora ao contrário da Val, eu adoro fruta e quase toda. A que menos ligo é pêra, só gosto rocha.
    Mas também tenho um defeito grave, não sei porquê mas só gosto de fruta toda separada, sem açúcar e ao natural. Nem salada de fruta como. Nada de misturas.
    Esses teus pequenos almoços têm um aspecto maravilhoso, mas apesar disso eu não comia.
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny, eu tbm gosto de tudo o que é fruta e quando era pequena, tbm não gostava de salada de frutas, nada de misturas, mas hoje em dia como, sempre sem açúcar, e sabe-me muito bem! Então e não comias os meus p.almoços porquê? Há alguma coisa que não gostes ou não possas comer? Bjs e resto de Boa semana tbm para ti ;)

      Eliminar
  8. Dora bom dia, como te disse só gosto de fruta sem nada... Enfim é um defeito meu!
    Nem sou capaz de comer bolos com frutas, tiro sempre a parte de cima.
    É só por isso, misturas sempre alguma coisa, ou iogurte, papas de aveia,...Mas tem um aspecto óptimo!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok :) Por acaso esqueci-me de mencionar anteriormente, mas existe uma fruta que não aprecio comê-la quente, que é o abacaxi. Por vezes é colocado em pratos de caril ou nas pizzas e eu não aprecio; ao contrário da maçã, pêra e banana, que não me importo de as comer quentes.
      Bjs e bom domingo!

      Eliminar
  9. Fruta era coisa que quase nunca comia, mas depois de me ser diagnosticado a anemia cronica passei a comer principalmente laranjas, kiwis, bananas e maçãs. Sementes e frutos secos tambem entraram na alimentação, por isso cada um destes pequenos almoços podiam ser tomados por mim. Agradeço as tuas sujestões.
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para esse tipo de casos são o mais indicado, sem dúvida. Apesar de achar que este tipo de pequeno-almoço, devia de estar presente mais vezes na mesa das pessoas, salvo casos de intolerância alimentar ou gosto pessoal e não por pura preguiça de os fazer ou falta de tempo.
      Bom domingo!

      Eliminar
  10. Que bom aspecto! Assim até dá vontade de tomar o pequeno-almoço :) Era algo que saltava mas ultimamente como sempre algo.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ;) Há alguns anos atrás também saltava o meu e depois de ter criado este hábito de tomá-lo todos os dias, já não consigo sair de casa sem comer.
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)